Perguntas Frequentes sobre Angiomas

Qual a razão para que o tratamento de Angiomas tenha mais sucesso se for feito na infância?

Os Angiomas, embora sejam benignos, podem representar perigo?

Existem contraindicações para o tratamento a laser dos Angiomas?

O sol pode prejudicar os Angiomas?

Os Angiomas podem desaparecer com o tempo?

Os "Rubis" são perigosos? Associam-se a alguma patologia?

Qual a razão para que o tratamento de Angiomas tenha mais sucesso se for feito na infância?

O aumento do tamanho corporal e facial do adulto leva a que o Angioma se desenvolva com ele. Isto é, um Angioma que cresça com a criança vai ser mais volumoso enquanto adulto. Além do mais, a espessura dos tecidos das crianças é menor em relação aos adultos, fazendo com que a capacidade de penetração do laser seja maior, o que aumenta a probabilidade de sucesso do tratamento.

Os Angiomas, embora sejam benignos, podem representar perigo?

Apesar de serem lesões de natureza benigna, os Angiomas requerem cuidado pois, em alguns casos, podem ser salientes e o seu traumatismo pode conduzir a fenómenos de hemorragia ou comprometer algum órgão vital da face (olhos, nariz, boca,…).

Existem contraindicações para o tratamento a laser dos Angiomas?

As situações que requerem cuidados para o tratamento de Angiomas são as mesmas para qualquer tipo de terapêutica com recurso a laser, nomeadamente pessoas com Epilepsia, uma vez que o flash pode potenciar crises, principalmente se o tratamento for realizado na zona da face. Caso existam alterações da capacidade de coagulação do sangue, esta terapêutica deve também ser evitada. Para além disso, podem haver localizações da lesão, nomeadamente nas pálpebras, por exemplo, que possam contraindicar o tratamento devido ao flash e ao consequente risco de lesões oculares. Ainda assim, o tratamento pode ser realizado com recurso a lentes oculares metálicas opacas que se colocam debaixo da pálpebra.

O sol pode prejudicar os Angiomas?

No caso dos Angiomas-rubi, por exemplo, que são resultado de fatores de envelhecimento cutâneo, a exposição solar desprotegida pode ser prejudicial, uma vez que potencia essa degeneração.

Os Angiomas podem desaparecer com o tempo?

É frequente que alguns Angiomas desapareçam espontaneamente ao longo do tempo e com o desenvolvimento corporal. Os Angiomas tuberosos, por exemplo, não devem ser tratados precocemente, uma vez que tendem a desaparecer ao longo do primeiro ano de vida, na maioria dos casos.

Os "Rubis" são perigosos? Associam-se a alguma patologia?

Os angiomas-rubi são dilatações benignas de vasos sanguíneos à superfície, tornando-se ligeiramente salientes da pele. O único risco, sobretudo para os de maior volume é o seu traumatismo e hemorragia local. Existe uma predisposição individual para o desenvolvimento destas lesões mas elas são igualmente um sinal de envelhecimento cutâneo.

Vídeo derme.pt

Dr. Miguel Trincheiras

Licenciado em Médecine, Chirurgie et Accouchements pela Universidade de Liège- Bélgica.

Especialista em Dermatologia e Venereologia pelos Hospitais Civis de Lisboa (H. Desterro) com o título de Assistente Graduado, tendo sido director do Serviço de Dermatologia do Hospital Reynaldo dos Santos até 2006.

Membro de várias sociedades nacionais e internacionais de Dermatologia e Dermocosmetologia.

Assistente e participante regular em diversos workshops, reuniões e congressos nacionais e internacionais de Dermatologia.

É director clínico da Derme.pt e desenvolve actualmente a sua actividade assistencial no Centro Clínico e Cirúrgico nas Laranjeiras em Lisboa dedicando-se, em particular, à Dermatologia Cirúrgica, Lasers e Dermocosmetologia.

Conheça o Dr. Miguel Trincheiras
Ligamos grátis!